12.11.18 • Por Nelise Raimondi
A tecnologia já foi a principal diferenciação entre um produto e outro, hoje com o acesso massivo às tecnologias inseridas
em processos e produtos, encontrar o diferencial competitivo passa a ser muito mais complexo. Segundo Philip Kotler
“a diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa
da oferta da concorrência”.
Com criatividade e pensamento estratégico, o design vem sendo utilizado como diferencial competitivo para produtos, marcas e serviços se destacarem no mercado e atraírem os consumidores.
Para trabalhar com design de forma eficiente na estratégia da empresa é necessário que o design esteja inserido em todos os processos, trabalhando de forma funcional e participando das diversas fases de concepção do produto.
O processo de design inicia na pesquisa e análise de mercado, onde será explorado e compreendido como o mercado
se relaciona com este produto; quem são os consumidores; quais os concorrentes; o que já existe e as tendências para
o segmento.
Por meio do processo de diagnóstico de mercado constrói-se um entendimento da relação: Produto X Mercado X Consumidor. Podendo assim, eliminar gaps e sinalizar oportunidades de melhorias ou inovações.
O processo de design não cessa com o produto na gôndola, a partir de então inicia-se a gestão da marca/produto avaliando
a sua performance de forma contínua com o objetivo de otimizar resultados e manter o vínculo com as novas gerações
de consumidores.
O design cria conexões com o consumidor que vão além do material ou da qualidade do produto, não se atrelando apenas
a uma característica ou benefício, mas encontrando meios de explorar a melhor forma de entregar uma experiência positiva e que encante o consumidor tornando-o um cliente fidelizado.
Podemos citar como exemplo de diferenciação a rede de café americana Starbucks, que transformou o café em um serviço com valor agregado ao oferecer para o consumidor uma experiência. Desta forma, se destaca entre as milhares de cafeterias existentes no mundo. No caso da Starbucks o design se aplica desde a concepção da marca até o serviço
de atendimento ao consumidor.
Entender como o design pode ajudar a sua empresa é o primeiro passo para se diferenciar no mercado. Clique aqui e conheça as diversas formas de aumentar a competitividade e gerar valor para os seus consumidores.
No fim da década de 70, Dieter Rams cada vez mais preocupado com o estado do mundo ao
seu redor: “Uma confusão impenetrável de
formas, cores e ruídos”.
A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto, por este
motivo ela deve reproduzir a verdadeira expressão do seu conteúdo.
No dia a dia o empreendedor busca de diversas formas manter a empresa rentável e competitiva no mercado. Muitas vezes o desafio para evoluir
o seu negócio vai além de poupar para investir.
Algumas vezes, a identidade visual da empresa precisa sofrer um redesign para mantê-la forte
e competitiva no mercado. Identifique sinais
que pedem uma análise na identidade visual.
Todo o produto possui pelo menos uma função básica que rege o seu planejamento, concepção e desenvolvimento. Vamos entender qual a relação causada por cada função?
Leia MaisHoje com o acesso massivo às tecnologias inseridas em processos e produtos, encontrar
o diferencial competitivo passa a ser muito
mais complexo.
A rotina do dia a dia pode aos poucos eliminar
a criatividade, transformando o que antes era prazeroso e fluído em algo cansativo e muitas vezes chegando a um resultado de baixa qualidade.