28.11.18 • Por Nelise Raimondi
A rotina do dia a dia pode aos poucos eliminar a criatividade, transformando o que antes era prazeroso e fluído em algo cansativo e muitas vezes chegando a um resultado de baixa qualidade.
Mas, o que fazer quando a criatividade parece ter evaporado?
Separamos algumas dicas para a sua lâmpada acender com força total!
Parece lógico, mas muitas vezes não é. Sair do lugar pode ser afastar os olhos do computador, pegar um café ou dar uma volta na rua. É simples e faz toda a diferença. Algumas vezes não adianta insistir em algo que não está fluindo. Respira, levanta, saia da cadeira. A mesmice não é bom para ninguém e muito menos para o design.
Observe os detalhes, as pessoas, a cidade, os objetos... Observe tudo ao seu redor e fora dele. O nosso olhar normalmente está fadado a ser direcionado para a altura dos nossos olhos, saia deste padrão. Quanto mais observador você se tornar,
mais suscetível a insights você estará.
Toda forma de adquirir conhecimento é válida. Aprender algo novo é uma ótima maneira de "forçar" o cérebro a interagir
e responder de maneiras diferentes, ou seja, possivelmente será nestes momentos que insights possam surgir.
Um ambiente desorganizado seja ele virtual ou físico causa stress desnecessário e gasta energia que poderia ser focada
em descobrir oportunidades. Organize o seu ambiente para não gastar tempo e principalmente não direcionar atenção
para algo que já poderia estar resolvido.
Trabalhar em algo que domina é estar inserido em uma zona de conforto que pode prejudicar a sua criatividade.
Estabelecer desafios é manter a mente instigada para aprender, logo, extremamente ativa.
Referências são importantes para expandir o leque de conhecimento e adentrar em novos horizontes. Muitas vezes um projeto interessante pode ser uma referência para determinado job. Salve suas referências de forma organizada para visitá
las de tempos em tempos.
Invista no conhecimento. Participar de um curso livre, um workshop ou até mesmo uma palestra interessante, amplia
o seu conhecimento, estimula a comunicação e agrega informações para possíveis insights.
O bloqueio criativo deriva de diversos fatores e algumas vezes é preciso parar. Entender quando o momento de imergir
no ócio criativo é benéfico, pode ser um dos caminhos para ganhar tempo e utilizá-lo com eficiência e criatividade.
“Você não pensa o trabalho criativo. Você trabalha o pensamento criativo.” George Nelson
No fim da década de 70, Dieter Rams cada vez mais preocupado com o estado do mundo ao
seu redor: “Uma confusão impenetrável de
formas, cores e ruídos”.
A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto, por este
motivo ela deve reproduzir a verdadeira expressão do seu conteúdo.
No dia a dia o empreendedor busca de diversas formas manter a empresa rentável e competitiva no mercado. Muitas vezes o desafio para evoluir
o seu negócio vai além de poupar para investir.
Algumas vezes, a identidade visual da empresa precisa sofrer um redesign para mantê-la forte
e competitiva no mercado. Identifique sinais
que pedem uma análise na identidade visual.
Todo o produto possui pelo menos uma função básica que rege o seu planejamento, concepção e desenvolvimento. Vamos entender qual a relação causada por cada função?
Leia MaisHoje com o acesso massivo às tecnologias inseridas em processos e produtos, encontrar
o diferencial competitivo passa a ser muito
mais complexo.
A rotina do dia a dia pode aos poucos eliminar
a criatividade, transformando o que antes era prazeroso e fluído em algo cansativo e muitas vezes chegando a um resultado de baixa qualidade.